quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

PROFESSORA RAIKA BARRETO/1º BIMESTRE/
ALUNO:_________________________________TURMA/SÉRIE:___
LITERATURA 1º ano
Poesia Lírica:
Cantiga de amor (eu lírico masculino)
  • amor do trovador pela mulher amada.
  • mulher idealizada.
  • contemplação platônica.
  • uso de “meu senhor”.
  • sofrimento por amor.
  • vassalagem amorosa.
  • amor cortês.
  • estribilho ou refrão.
 Cantiga de Amigo  (eu lírico feminino)
  • O trovador coloca-se no lugar da mulher que sofre pelo amado que partiu.
  • mulher concreta - real.
  • conversa com a natureza.
  • popular - mulher camponesa.
  • uso do termo “amigo” =  namorado, amante, marido.
  • paralelismo e refrão.
·         11) Assinale a alternativa incorreta: 
a) Na cantiga de amigo, o “eu-lírico” feminino lamenta a ausência do amigo distante; 
b) Na cantiga de escárnio, a sátira é feita indiretamente e usam-se a ironia e as ambiguidades; 
c) Na cantiga de maldizer, o erotismo pode estar presente; 
d) Na cantiga de amor, o apelo erótico é purificado e ocorre a idealização do amor; 
e) Na cantiga de amigo, usa-se o refrão, mas não existe paralelismo.



Leia o texto para responder às questões a seguir.


A dona que eu sirvo e que muito adoro
Mostrai-ma, ai Deus! Pois vos imploro,
Senão, dai-me a morte.

Essa que é luz destes olhos meus
Por quem sempre choram, mostrai-ma, ai Deus!
Senão, dai-me a morte.

Essa que entre todas fizeste formosa,
Mostrai-ma, ai Deus! Onde vê-la eu possa,
Senão, dai-me a morte.

A que me fizestes mais que tudo amar,
Mostrai-ma onde possa com ela falar,
Senão, dai-me a morte.
              (Bernardo de Bonaval)


1)      O eu-lírico é :
(     ) masculino
(     ) feminino
2)      O eu-lírico faz um pedido. Qual?
_____________________________________________________________________________
3)      E faz o pedido a quem?
        ________________________________________________________________________________  
4)      O amor, por ser impossível, é fonte de sofrimento para o trovador. Copie um trecho da segunda estrofe em que ocorra a expressão desse sofrimento.
______________________________________________________________________________
5)    Assinale a alternativa incorreta: 

a) Na cantiga de amigo, o “eu-lírico” feminino lamenta a ausência do amigo distante; 
b) Na cantiga de escárnio, a sátira é feita indiretamente e usam-se a ironia e as ambiguidades; 
c) Na cantiga de maldizer, não é citado o nome da pessoa de quem e fala.
d) Na cantiga de amor, ocorre a idealização do amor; 
e) Na cantiga de amigo, usa-se o refrão e o erotismo está presente.


0 comentários:

LETRAS NO ENSINO MÉDIO © 2008 Por *Templates para Você*