terça-feira, 26 de abril de 2011

ATIVIDADE SOBRE Soneto de Fidelidade


ESCOLA:__________________________________________________________________
PROFESSORA: Raika Barreto       DATA:    /      /
ALUNO:________________________________________________________________nº_________________
SERIE:   ___________________                             TURMA:_________________________________

AVALIAÇÃO DE LITERATURA


Soneto de Fidelidade

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
                           Vinicius de Moraes


01-Na segunda estrofe do poema acima, podemos perceber o uso de idéias contrastantes.Identifique e  transcreva o trecho do poema no qual esta sendo empregada.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

02. Nos dois primeiros quartetos do soneto de Vinicius de Moraes, delineia-se a idéia de que o poeta

(A) não acredita no amor como entrega total entre duas pessoas.

(B) acredita que, mesmo amando muito uma pessoa, é possível apaixonar-se por outra e trocar de amor.

(C) entende que somente a morte é capaz de findar com o amor de duas pessoas.

(D) concebe o amor como um sentimento intenso a ser compartilhado, tanto na alegria quanto na tristeza.

(E) vê, na angústia causada pela idéia da morte, o im-pedimento para as pessoas se entregarem ao amor.

03. No segundo verso do poema, no qual o poeta mostra como tratará o seu amor, as expressões “com tal zelo”, “sempre” e “tanto” dão, respectivamente, idéia de

(A) modo – intensidade – modo.

(B) modo – tempo – intensidade.

(C) tempo – tempo – modo.

(D) finalidade – tempo – modo.

(E) finalidade – modo – intensidade.


Recordação
Agora, o cheiro áspero das flores
leva-me os olhos por dentro de suas pétalas.
Eram assim teus cabelos;
tuas pestanas eram assim, finas e curvas.

As pedras limosas, por onde a tarde ia aderindo,
tinham a mesma exalação de água secreta,
de talos molhados, de pólen,
de sepulcro e de ressurreição.
E as borboletas sem voz
dançavam assim veludosamente.

Restituiu-te na minha memória, por dentro das flores!
Deixa virem teus olhos, como besouros de ônix,
tua boca de malmequer orvalhado,
e aquelas tuas mãos dos inconsoláveis mistérios,
com suas estrelas e cruzes,

nas suas nervuras nítidas de folha
- e incompreensíveis, incompreensíveis

e muitas coisas tão estranhamente escritas

.

Cecília Meireles

4-Identifique a mistura sensorial no poema acima .
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

0 comentários:

LETRAS NO ENSINO MÉDIO © 2008 Por *Templates para Você*